Gelo de couve para suco verde (de clorofila) 

 

 Bom dia. Pessoal adorei esta dica da Casa Coisas e Sabores e estou compartilhando com vocês.

 Muita gente já sabe que o suco verde é um ótimo aliado para dietas de desintoxicação - que "limpa" o organismo, o pós festas de fim de ano vem aí - e para o emagrecimento. Os ingredientes do suco verde variam muito, mas, para ter praticidade na hora de preparar o suco todos os dias, o gelo de couve é uma mão na roda. Além de couve, o gelinho pode ter outros itens, na verdade a ideia é preparar um "mix" para seu suco verde que estará pronto sempre que você precisar. Veja como fazer o gelo de couve, quais ingredientes foram usados (e que outros podem fazer parte) e uma receita de suco verde para usar os gelinhos.
Veja mais receitas para uma dieta de desintoxicação
Apesar de a cor não ser convidativa, assim como a lista de ingredientes, o suco verde é bem gostoso, graças à mistura feita para o suco, e leve. Como contém muitas fibras, dá uma sensação de saciedade e diminui a fome. A clorofila tem ação antibacteriana e ajuda a limpar o organismo, maravilha para um dieta detox depois das farras gastronômicas. Bem gelado, é um suco que refresca e dá uma sensação bem boa, é quase uma "salada líquida". Mesmo que você não chegue a tomar com esse prazer todo, vale pelos benefícios e, acredite, não é (mesmo!) tão ruim assim quanto ao sabor.

 

Gelo de couve
(Rende cerca de 20 unidades)

1 maço de couve (umas 6 folhas grandes)
1 maço de salsinha
1/2 maço de hortelã
1 ou 1 e 1/2 xícara de água filtrada ou fervida

Obs.: higienize bem todas as folhas antes de utilizar, clique aqui e veja como fazer.
Folhas higienizadas? Retire os talos das folhas de couve, inclusive na parte central. Corte as folhas em tiras médias. Pique também a salsinha e o hortelã, grosseiramente, descartando os talos mais grossos. Coloque a água no liquidificador e junte um pouco das folhas. Bata com o botão pulsar e na velocidade baixa. Vá acrescentando mais folhas aos pouco e batendo, até obter um líquido grosso. Coloque em formas de gelo e, depois que os cubos estiverem congelados, retire e armazene no freezer/congelador em saquinhos.

Suco verde
(Rende 1 porção)

2 gelos de couve
200 ml de água
1 fatia de abacaxi
1/2 maçã com casca
Suco de 1 laranja

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer (nesse último caso, deixe o gelo derreter).

Na receita do gelo, você pode acrescentar brotos germinados - que são muito nutritivos -, aipo, agrião...vá variando a mistura e utilizando o que tiver e conseguir comprar de mais fresco. Já fiz sem hortelã e faço o alerta: o sabor das verduras fica menos suave, mas ainda assim sai um suco verde que eu, pelo menos, gostei. Na hora de fazer o suco, pode incluir na brincadeira cenoura ou pepino. Quanto às frutas, algumas opções além do abacaxi, maçã e laranja são limão e maracujá, as mais cítricas caem bem. Não testei, mas talvez melão ou melancia também fiquem bom. O ideal é não coar o suco, para aproveitar melhor as fibras. Não recomendo, pois não fica muito bom, mas você pode adoçar com mel. O mais recomendado é usar frutas bem maduras e doces, o suco vai ficar naturalmente adocicado.

Atualização: ando passando o suco em uma peneira "grossa" (de trama menos fechada) antes de congelar, fica bem melhor de tomar o suco. Congele também o bagaço para colocar em sopas.
 

Um jeito bem prático de preparar o suco sem sujar liquidificador ou mixer (e que a rainha do improviso aqui anda fazendo) é colocar os gelos de couve no copo, espremer uma laranja dentro, um pouco de suco de limão, completar com água e deixar em temperatura ambiente por alguns minutos, para o gelo ir derretendo e se misturando aos outros ingredientes. Desse jeito, bastar mexer com uma colher.

 

O gelo de couve também vai para a panela na hora de cozinhar o arroz, fazer sopas, nos legumes ensopados e até na hora de preparar o feijão, para vitaminas extras.


 

 

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - Compartilhe com seus amigos para que outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto possam também aproveitar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seus olhos merecem contemplar esta coletânea de fotos profissionais do pôr do sol

Natalia Rak e seu gigantesco grafite em Bialystok, Polônia

Casa na árvore ‘evolution’