Ensaio comovente retrata desaparecimento da Ilha de Ghoramara na, Índia
Este belo projeto fotográfico de Daesung Lee retrata a situação na ilha de Ghoramara, que está localizada em uma região Ocidental de Bangladesh. Devido ao aumento dramático do nível do mar, resultante dos efeitos do aquecimento global desde a década de 1960, as margens da ilha estão diminuindo constantemente. Desde 1980, mais de 50% do território desapareceu devido à erosão causada pelo mar. Como resultado, dois terços da população se mudaram para longe da ilha. Muitas das pessoas que ainda vivem em Ghoramara são agricultores e pescadores que dependem dos recursos naturais locais para a subsistência.
De acordo com um funcionário que Lee conheceu, dentro de 25 anos o governo indiano irá desabitar totalmente o lugar e já formulou um plano para evacuar os moradores para outra ilha chamada Sagar. No entanto, este plano de evacuação não garante qualquer apoio financeiro ou compensação para aqueles que terão que mudar suas vidas. Por isso os moradores de Ghoramara começaram a poupar dinheiro, preparando-se para comprar novas terras.
Ao longo da ilha é possível ver o que restou do que antes era uma parte produtiva, plantas destruídas pela erosão servem para ilustrar o passado e alertar sobre o presente e o futuro, afinal, o mar está visivelmente engolindo o seu passado enquanto o seu futuro permanece desconhecido.
O ensaio tenta utilizar este cenário de erosão para criar imagens que falam por si e que retratam a realidade dos habitantes que ainda permanecem na ilha. Colocados sobre pequenos pedaços de terra e árvores destruídas, entendemos e adentramos de certa forma nesta realidade alarmante, que aos poucos se aproxima de um fim trágico.
Comentários
Postar um comentário