Sampa Graffiti mostra trabalho de Grafiteiros em São Paulo



O projeto SAMPA GRAFFITI foi criado no inicio de 2010 por Paulo Taman, um admirador do graffiti, no intuito de mostrar a arte de rua de uma maneira mais realista e mais aprofundada. À muito tempo ele já vinha pensando em realizar algum trabalho voltado para essa arte, ainda em 2006, fazendo pesquisas em busca de referências, acabou esbarrando com o trabalho do artista Vado do Cachimbo, foi neste momento que percebeu a possibilidade de tirar do papel sua ideia, e quem sabe iniciar um projeto sobre os artistas do graffiti no formato de entrevistas.
Muito tempo se passou até que em janeiro de 2010, em uma visita ao Beco do Batman (Vila Madalena), Taman encontrou-se com Vado, cuja obra já havia lhe inspirado anteriormente, que por acaso naquele dia realizava ali um de seus trabalhos. Após algum tempo de conversa e uma proposta de entrevista e registro da execução da obra, começava o projeto Sampa Graffiti, que atualmente conta com 18 episódios.

Taman conta que o projeto para ele é maior do que apenas entrevistar seus convidados, ele queria registrar o momento que vive a cidade, e a realização de um trabalho do artista durante as entrevistas.
O graffiti é efêmero, ou seja, o artista, depois que termina a obra, não tem nenhuma garantia de que o trabalho permanecerá no local. E, pra mim, o registro de um trabalho de graffiti, seja através de um vídeo ou de uma foto, é importante porque a obra continua existindo, mesmo que ela tenha sido apagada no local onde foi feita.
Grafitti Índio - por Cranio - Episódio 12
Grafitti Índio – por Cranio – Episódio 12
Grafitti realista Tarantino - por Sipros - Episódio 17
Grafitti realista Tarantino – por Sipros – Episódio 17
Grafite da artista Magrela - Episódio 16
Grafitti da artista Magrela – Episódio 16
Paulo Toman durante gravação com Magrela
Paulo Taman durante gravação com Magrela
Graffiti em Komi - por Feik - Episódio 9
Graffiti em Kombi – por Feik – Episódio 9
O atual episódio do  SAMPA GRAFFITI traz o trabalho de Ignoto, um grafiteiro extremamente talentoso e que traz a sua arte para as paredes da cidade, querendo trazer um momento de tranquilidade e observação para a vida de quem passa todo dia pelos mesmos lugares, com a famosa pressa de sair e de chegar a suas residencias.
Graffiti feito no Episódeo 18 da Websérie Sampa Graffiti
Graffiti feito no Episódeo 18 da Websérie Sampa Graffiti
Assista ao episódio 18 desta Websérie e confira o canal do youtube de Paulo Taman para ver todos os outros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seus olhos merecem contemplar esta coletânea de fotos profissionais do pôr do sol

Natalia Rak e seu gigantesco grafite em Bialystok, Polônia

20 desenhos feitos a partir de objetos do cotidiano